17/07

Implantar energia solar em condomínios vale a pena?

A energia solar é um sistema alternativo de fornecimento de energia que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. E se você está pensando em investir em um sistema de energia solar em condomínios, mas tem dúvidas se este representa um bom investimento, então esse artigo foi feito para você.

Além de ser uma fonte alternativa de energia totalmente limpa, ou seja, que não prejudica o meio-ambiente, a energia solar é um tipo de sistema que gera muita economia para os condôminos!

E nesse post, você vai saber mais sobre os benefícios de usar energia solar em condomínios, bem como investir nesse tipo de alternativa. Confira!

Por que investir na energia solar em condomínios? 

Ter energia solar em condomínios pode ser uma excelente alternativa para locais que buscam economia. 

Esse tipo de sistema é extremamente econômico, e deixa o condomínio totalmente independente das companhias elétricas. 

Mas, além disso, ele também oferece outras vantagens, tais como: 

Vida útil

A vida útil de um sistema de energia solar em condomínios é em torno de 25 a 40 anos! Com baixa manutenção periódica, os painéis e geradores podem funcionar perfeitamente por várias décadas. 

Com isso, os condôminos não precisam se preocupar com gastos energéticos elevados. 

Funcionamento mesmo em dias nublados, chuvosos e até mesmo à noite

Uma das dúvidas mais frequentes em relação aos sistemas de energia solar é se eles continuam a fornecer energia, mesmo em dias chuvosos, nublados ou à noite. E a resposta é sim!

Isso porque, esses projetos podem funcionar de duas primeiras. A primeira delas é tendo baterias que armazenam a eletricidade obtida quando há luminosidade. Dessa forma, quando há poucos raios solares ou está a noite, você continua tendo energia. 

E a segunda é gerando créditos de energia para a companhia. E eles poderão ser utilizados. 

Aproveitamento em áreas comuns

Mais um dos benefícios de ter energia solar em condomínios é que ela pode ser aproveitada em áreas comuns, como espaços gourmet, playgrounds, salões de festa e muito mais. Isso também gera muita economia para todos. 

Quer saber mais sobre os benefícios de implementar esse tipo de tecnologia? Então confira o post Qual é o retorno financeiro de se investir em energia solar? 

Dicas para investir em um sistema de energia solar em condomínios

Agora que você já sabe as vantagens de investir em um sistema de energia solar em condomínios, é importante colocar algumas dicas em prática para implementar essa alternativa. 

Escolha uma empresa especializada no assunto

Para garantir um trabalho profissional, e que realmente atenda às suas necessidades, escolha uma empresa especializada no assunto. Um projeto de sistema de energia solar em condomínios é relativamente complexo. 

Isso porque, é necessário projetar com cuidado o tamanho do sistema, de modo que ele comporte todas casas/apartamentos, bem como áreas comuns. 

Por conta disso que não se deve dispensar os serviços especializados de uma empresa de energia solar. 

Qualidade dos painéis solares

Mais uma dica importante para quem deseja ter energia solar em condomínios é em relação a qualidade dos painéis solares. Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de opções no mercado. 

Contudo, se você deseja realmente economizar, mas, garantir a funcionalidade do seu sistema, é necessário investir nos de alta qualidade. Isso porque eles possuem uma proteção maior, inclusive contra impacto mecânico, como chuvas de granizo. 

Manutenção

Outra dica importante é verificar se a empresa responsável pela instalação, também fará a manutenção do sistema de energia solar em condomínios. Os cuidados periódicos são essenciais para garantir a alta durabilidade desse tipo de alternativa. 

O ideal é que a empresa já fornece esse tipo de serviço, para que os condôminos tenham mais tranquilidade. 

Regras da ANEEL

Mais uma das dicas essenciais para garantir a segurança e tranquilidade ao instalar um sistema de energia solar em condomínios é se ele seguirá todas as regras determinadas pela ANEEL.

Esse é o órgão que regula toda a questão de energia no país. Se o seu sistema não seguir essas normas, o condomínio poderá ser multado e o projeto impedido até a adequação às normas. 

Para garantir a regularidade do sistema, o ideal é contar com o suporte de uma empresa especializada, que poderá garantir que ele atenda todas as regras. 

Quer saber mais sobre sistemas de energia solar em condomínios? Então aproveite para entrar em contato com a MS Energia Solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Institucional