01/06

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA O AUTOCONSUMO REMOTO/TROCA DE ENERGIA ENTRE ENDEREÇOS DIFERENTES?

O autoconsumo remoto relacionado à energia solar é uma modalidade de geração de energia que permite a instalação de um sistema solar fotovoltaico em um local, mas a utilização dos créditos acumulados pela produção em outro.

A energia gerada a mais pelo sistema de energia fotovoltaica, que é injetada na rede da distribuidora, será “emprestada” para a distribuidora criando assim um “crédito” de energia que tem uma validade de 60 meses.

Na prática, funciona da seguinte forma: um consumidor monta um sistema de energia solar e instala um micro ou minigerador em um local diferente daquele onde a energia solar será utilizada. 

A energia produzida é devolvida para a concessionária de energia elétrica de sua região, que retribui com créditos para abater na conta de luz do endereço que o consumidor desejar.
 

Quais são os benefícios?

 
O maior benefício é a ampliação do número de residências e empresas que geram a própria energia, produzindo energia renovável, limpa e ilimitada de forma ambientalmente correta.

Além disso, a contribuição para a sustentabilidade ambiental gera descontos no IPTU e outros impostos.

Para empresas que possuem filiais, é interessante porque estas podem usufruir dos créditos de um gerador, aumentando a economia e o lucro total da organização. Outros benefícios empresariais são: isenção de impostos, marketing verde e atração de clientes e investimentos.

Quanto a impostos são importantes as isenções de ICMS, dependendo do Estado em que se instala o sistema de energia solar.

A maioria dos Estados isenta os consumidores de energia solar do pagamento desse imposto e nos que ainda não isentaram o imposto incide sobre os créditos, reduzindo um pouco a quantidade de energia acumulada. Há também isenção de PIS e COFINS para a energia solar que é injetada na rede.

O retorno do investimento é outro benefício atrativo, pois os créditos gerados no local onde está o gerador devem ser devolvidos pela concessionária em até 60 meses, tempo suficiente para garantir que tudo o que foi produzido tenha retorno do custo inicial em até 5 anos, sem preocupação com bandeiras ou tarifas adicionais e com economia contínua na conta de luz.
 

Como utilizar o autoconsumo remoto?

 
A potência máxima que se pode instalar dentro da regulamentação da ANEEL é de 5.000kWp (aproximadamente 35.000m² de painéis solares). O consumidor paga a instalação de um novo relógio de luz bidirecional (que mede o que é consumido na rede e o que é gerado em excesso e injetado na rede) e após a adequação do sistema de medição a concessionária se responsabiliza pela sua operação e manutenção.

Para utilizar o autoconsumo remoto é necessário que as contas de eletricidade dos dois locais estejam sob o mesmo CPF ou CNPJ e sejam atendidas pela mesma concessionária de energia elétrica.

É intransferível, sendo permitido apenas sob a mesma titularidade, com todas as propriedades sob o mesmo CNPJ ou sob o mesmo CPF.

É obrigatório adquirir uma quantidade mínima de energia da rede concessionária e, por isso, o autoconsumo remoto funciona como um sistema de compensação de créditos. 

A concessionária cobrará um valor para a manutenção de todo o sistema e uma taxa de consumo mínima, mesmo em terrenos vazios. De qualquer forma, é um custo baixo compensado pela economia de energia no outro endereço.

A propriedade onde o sistema de geração de energia solar está instalado tem prioridade na compensação do consumo de eletricidade e só a energia excedente poderá ser transferida.

É preciso definir a porcentagem de créditos solares que serão recebidos por cada unidade consumidora ao assinar o contrato de prestação de serviço com a distribuidora da região. Essa porcentagem poderá ser alterada pelo titular.

Em resumo, as empresas podem compartilhar a energia solar produzida com suas filiais e consumidores domésticos podem utilizar os créditos solares em todas as suas propriedades, desde que sejam atendidas pela mesma concessionária e tenham a mesma titularidade na conta de luz.

Quer saber como usufruir dos benefícios do autoconsumo remoto? A MS Energia Solar está à sua disposição para esclarecer dúvidas e desenvolver um projeto personalizado, adequado às necessidades de geração de energia solar para sua empresa e filiais ou para sua residência e seus imóveis.

Institucional