O ambiente universitário é um ambiente no qual se produz conhecimentos, se buscam e se criam soluções para diversos problemas sociais, através da constante busca por melhoria e aperfeiçoamento.
Essa busca não se refere apenas a questões gerais, mas principalmente a preocupações com a qualidade de ensino e ao compromisso em modificar-se continuamente e em contribuir para a conscientização social e ambiental de alunos, professores e comunidades.
Dentro dos eixos principais das instituições de ensino superior está a contribuição para o bem-estar da comunidade e a geração de um impacto na região em que se encontram
Entre as iniciativas de mudança contínua se encontra a tendência cada vez mais comum de investimento em energias renováveis e limpas. Entre estas energias se destaca a energia solar como opção para contribuir com a consciência ambiental dentro da universidade.
Nessa linha se materializa, para muitas universidades, o foco estratégico da sustentabilidade em todas as suas dimensões, através da instalação de sistemas fotovoltaicos. Esta iniciativa reverte em considerável economia nos gastos com energia elétrica e em sustentabilidade socioambiental.
Resultados positivos da instalação de um sistema fotovoltaico nas universidades
Em primeiro lugar, a utilização da energia solar como fonte de geração de energia ajuda a melhorar a eficiência energética da universidade e promove a diminuição de custos de consumo.
Os resultados positivos são verificados na conta de energia, que costuma ser alta em espaços que contam com muitas salas de aula, laboratórios, equipamentos alimentados por energia elétrica (ar-condicionado, equipamentos de informática e de laboratórios, projetores, ventiladores, freezers e geladeiras, etc.).
A redução de custos de consumo pode ser revertida em investimentos para modernizar os equipamentos, para treinamento e qualificação de professores e funcionários, para oferecer novos cursos e atividades.
Além dos benefícios financeiros a médio e longo prazo, o uso da energia solar é uma grande oportunidade para promover a conscientização e para estimular a inovação.
Assim, a instalação de sistemas fotovoltaicos tem um efeito didático importante, porque os alunos percebem na prática as vantagens de um sistema de geração de energia sustentável, limpo, eficiente, eficaz e financeiramente viável. Estimula, assim, o interesse pela inovação, que é um dos principais objetivos do ensino superior e um importante diferencial de qualidade dos cursos universitários.
Quando as universidades se comprometem com temas que são importantes para a sociedade, ocorrem grandes avanços. A implantação de um sistema fotovoltaico não é simplesmente um ato que visa economizar energia, mas sim a transmissão, aos futuros profissionais, do valor da energia solar como fonte renovável. Demonstra também que as universidades estão comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade.
A universidade é uma fonte fundamental de difusão de novas tecnologias, a eficiência energética e o uso racional, pois através dos alunos e professores a informação chega até as famílias. A existência de um sistema fotovoltaico com grande visibilidade na universidade faz com que muitos alunos, professores e membros da comunidade se interessem pelo tema.
Ainda, as universidades cumprem com uma função relevante na formação da de seus alunos e contam com uma grande capacidade de influenciar as pessoas a desenvolverem hábitos que causem menor impacto ambiental. Por isso, o uso da energia solar incorpora o conceito de sustentabilidade nas ações de ensino, pesquisa, extensão e administração das instituições.
Quando uma universidade passa a utilizar sistemas fotovoltaicos incorpora a ideia de sustentabilidade ambiental, administrando de forma eficiente e racional a energia solar, produzindo energia sem comprometer o equilibro ecológico.
Essa postura é valorizada e desperta a atenção da sociedade, revertendo em maior reconhecimento social da instituição e, consequentemente, atraindo alunos que valorizam o compromisso com a preservação ambiental e o equilíbrio ecológico.
A ideia que a utilização da energia solar passa à sociedade é que a universidade oferece alternativas de uma formação que se preocupa em promover melhores possibilidades de desenvolvimento e bem-estar econômico e social.
Um sistema fotovoltaico, portanto, além de proporcionar economia nos gastos com energia elétrica e a reversão dessa economia em investimentos na qualificação dos processos de ensino, atrai alunos que valorizam a questão ambiental.
Portanto, as universidades que apostam na produção de energia através dos sistemas fotovoltaicos se transformam em instituições de excelência.
Saiba mais! Entre em contato conosco!