Se o seu imóvel é antigo, isso não impossibilita a instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia solar.
É totalmente possível realizar essa instalação se você estiver amparado por uma equipe de profissionais de confiança, que tomarão os devidos cuidados para que a instalação seja segura e eficiente.
Será que vale a pena gerar energia solar em imóveis antigos?
Mesmo que seja necessário fazer alguns ajustes na estrutura do imóvel, gerar sua própria energia gera impactos positivos que vão muito além de não pagar contas de energia elétrica altíssimas todos os meses.
Além da economia mensal, ter sua própria energia sendo produzida no telhado de casa contribui para a saúde do planeta, porque a energia solar é limpa e renovável.
Outro fator interessante é que a produção de sua própria energia te protege dos apagões que infelizmente ainda são comuns no Brasil.
Por tudo isso, mesmo que o investimento seja um pouco mais alto para adequar seu imóvel ao projeto de produção de energia limpa, a longo prazo você terá retorno do seu investimento.
As adequações necessárias dependerão do seu imóvel
Cada imóvel irá apresentar uma necessidade de adequação para que suporte as placas fotovoltaicas.
O profissional que irá instalar seu sistema de energia solar deverá analisar a posição em que as placas serão instaladas, visando o maior rendimento de cada uma delas.
Além disso, é importante considerar se a estrutura da cobertura de seu imóvel suporta a carga do sistema, tendo em vista o peso das placas.
Caso exista alguma dúvida, é preciso reforçar a estrutura do telhado, sempre visando evitar acidentes durante a instalação.
Ter algumas telhas extras guardadas também é um cuidado que deve ser tomado por qualquer proprietário que está instalando um sistema fotovoltaico em seu telhado. Pois, geralmente algumas telhas precisam de reposição porque acabam quebrando durante a instalação.
Ainda sobre as telhas, não é preciso se preocupar com o modelo utilizado no imóvel, existem soluções no mercado para todos os tipos de telha.
Já com relação às instalações elétricas do imóvel, é importante que a equipe faça uma revisão para garantir que os alimentadores, circuitos e quadros de distribuição atendam às normas técnicas vigentes.
Imóvel Tombado
Alguns imóveis antigos são tombados como patrimônio histórico da cidade, nesses casos as alterações estruturais para a instalação do sistema de energia são muito limitadas, tendo em vista que não se pode alterar a estrutura arquitetônica do imóvel. Mesmo assim, ainda é possível gerar energia solar neste imóvel.
Nesses casos é preciso procurar a prefeitura para que se saiba quais são as alterações possíveis para que a equipe de instalação passe a ter a liberação para a execução do projeto.
Desta forma, a principal alteração necessária é com relação ao telhado do imóvel, que costuma precisar de reforço para suportar o peso das placas, tendo em vista que o telhado não foi projetado para isso.
Vai sair muito caro?
É importante analisar o seu imóvel antes de começar a pensar que esse é um custo muito alto. Cada construção revela questões muito particulares, sendo importante não se precipitar e achar que a instalação será absurdamente cara por causa da necessidade de reparos.
Muitas vezes o imóvel já está com as instalações elétricas em dia, o que facilita o processo, sendo preciso somente reforçar o telhado para suportar o peso das placas. Fato é que, quanto mais antigo é o imóvel, maiores são as suas necessidades de reparos e reformas.
O ideal é que se você deseja instalar esse sistema em seu imóvel, entre em contato com a MS Energia Solar, para que uma equipe especializada possa analisar a situação do seu imóvel e sugerir as alterações necessárias para torná-lo autossuficiente.
Certamente você irá perceber que o custo inicial é um pouco alto, mas em poucos anos você terá retirado o investimento e já estará economizando muito nas contas mensais e que por isso e todos os motivos citados anteriormente, a instalação vale a pena.