14/04

Energia solar em condomínios? Entenda como funciona

A energia solar em condomínios já é, felizmente, uma realidade no Brasil. E, mesmo que não no ritmo que deveria, há por aqui um crescimento no uso dessa que também é conhecida como energia fotovoltaica nas residências.

Quem opta por esse tipo de energia não tem somente uma energia limpa e renovável como benefício, mas também consegue diminuir os custos na conta de luz e ainda consegue agregar valor ao seu imóvel na revenda. É por isso que muitos veem um sistema fotovoltaico como uma opção inteligente.

 

Benefícios da energia solar

 

O sol é uma grande fonte de energia da qual o Brasil dispõe em abundância. Como a temperatura no país e elevada, mesmo nos estados onde o clima é mais brando o índice de radiação solar é alto.

E dentre os benefícios de escolher esse tipo de energia estão:

– Ela é uma energia sustentável e renovável

– A energia gerada através do sol é inesgotável, já que ele sempre existirá, enquanto que outras fontes geradoras de eletricidade são esgotáveis;

– Um sistema de geração de eletricidade totalmente silencioso

– Os painéis solares e o inversor não geram barulhos no processo;

– Amiga do meio ambiente

– Tanto os painéis solares quanto as usinas geradoras de energia solar não são emissores de poluentes, ou seja, eles não causam danos ao meio ambiente;

– Exige baixa manutenção

Depois de instalados, os painéis solares, bem como todo o sistema, exigem uma manutenção mínima, sem contar que sua vida útil é muito longa.

Com os benefícios oferecidos por esse tipo de energia, cada vez mais pessoas têm visto um tremendo investimento na energia solar para geração de eletricidade.

 

Mas como funciona a energia solar em condomínios?

 

Para a geração de energia solar em condomínios, é necessário o que é conhecido como sistema fotovoltaico.

Esse sistema é composto por placas ou painéis solares e um inversor. As placas captam os raios solares e os envia para o inversor que converte a energia solar em energia compatível com a usada nos aparelhos (luzes, computadores, som, televisão, etc.).

Os painéis são formados por células, sendo que cada uma delas é capaz de produzir uma pequena quantidade de energia. Mas quando essas células são unidas, então elas formam placas que são capazes de gerar uma certa quantidade de energia.

A junção de uma certa quantidade de placas solares gerará energia suficiente para abastecer um condomínio, por exemplo. E elas formam o que se conhece por módulo. Cada módulo solar consegue produzir entre 10 a 300 watts de potência de energia solar. E como as celulares solares são modulares, é possível projetar sistemas específicos às necessidades de cada condomínio.

Mas como implementar esse sistema nos condomínios?

Como a implementação de um sistema de energia solar em condomínios é considerado como uma benfeitoria essencial (devido a economia e a proteção do meio ambiente), não há a necessidade de quórum qualificado. Para isso, só é necessário obter a aprovação por maioria de votos em assembleia, devendo tendo um item dedicado a esse tema.

Obtendo essa aprovação, então é possível começar a planejar e implementar um sistema fotovoltaico no seu condomínio.

 

Faça seu projeto com a MS

 

Seja para reduzir custos na conta de energia elétrica, reduzir o consumo de energia ou mesmo ter um sistema confiável e que não causa danos ao meio ambiente, conte com a MS Energia Solar para planejar e executar o seu projeto residencial com total segurança e profissionalismo.

Institucional