04/11

Carro elétrico: Será que ele vem para ficar?

Novidade no setor automobilístico, o carro elétrico vem gerando muitas dúvidas nos brasileiros.

Será que essa novidade veio para ficar? E a conta de luz, como fica? Um carro elétrico é mais caro para manter? Nós temos algumas respostas para suas dúvidas.
 

Entendendo o carro elétrico

 
Um carro elétrico é composto basicamente por 4 componentes que permitem seu funcionamento. São eles:

· Bateria;

· Inversor;

· Motor;

· E sistema de recuperação de energia.

Esses quatro componentes funcionam de forma bem simples. A bateria armazena energia e faz o carro funcionar. E o melhor é que ela é recarregável.

O inversor faz a energia elétrica contínua se tornar alternada, o que leva energia para o motor de indução, fazendo com que o veículo se mova.

Por último, existe o sistema de recuperação de energia, que é responsável por economizar e aproveitar a energia da bateria.

Quando o carro é freado, por exemplo, essa energia retorna para a bateria, funcionando como uma espécie de recarga para o veículo.

Apesar de não ser tão comum no Brasil, o carro elétrico existe desde 1890. No entanto, a invenção vem de popularizando no país e trazendo uma nova perspectiva para os consumidores.
 

Como funciona a recarga do carro elétrico?

 
O carro elétrico pode ser recarregado em casa, como você já faz diariamente com seu celular. O veículo sai da concessionária com um carregador, que pode ser plugado para carregar o carro elétrico.

Portanto, é um processo bem simples. Exceto por um detalhe: as viagens. Diferentemente de um carro tradicional, o veículo não conta com muitos postos onde recarregar a bateria para prosseguir a viagem.

No entanto, já existem trechos do país que estão recebendo pontos de recarga, por parte da iniciativa privada.

E isso deixa o mercado bastante otimista, a respeito do crescimento possível para o carro elétrico no país.

Sendo algo benéfico não só para o consumidor, como também para o meio ambiente.

Afinal, é possível recarregar o veículo usando energia limpa. O que diminui fortemente o poder poluidor do transporte no país. Afinal, o combustível é um dos grandes poluidores atmosféricos.

E ao utilizar carros elétricos, recarregando o veículo em pontos que usam, por exemplo, energia solar para a recarga, todo o meio ambiente é beneficiado.
 

O que podemos esperar a respeito desses carros?

 
Devido às dificuldades de instalar pontos de recarga e outras limitações de desenvolvimento estrutural em todo o país, o carro híbrido deve avançar mais que o elétrico no Brasil.

Os especialistas no setor automobilístico apontam que, os carros elétricos devem ser os preferidos para o percurso de casa ao trabalho.

Já os consumidores que buscam carros para viagens mais longas e frequentes, devem seguir apostando no uso de veículos híbridos, que utilizam o sistema elétrico e também continuam usando gasolina para funcionar. Dessa forma, o motorista não se expõe ao risco de ficar sem um ponto de recarga.

Muito embora já exista o investimento por parte da iniciativa privada para desenvolver pontos de recarga, é preciso que o setor continue avançando.

O que faz com que, nos próximos anos, os veículos híbridos e os elétricos continuem se popularizando.
 

E a conta de luz em casa?

 
Já está sonhando em usar um veículo híbrido ou elétrico? A dúvida sobre o consumo do veículo na conta de luz é sem dúvidas, um dos aspectos que paira na mente.

Afinal, a conta de luz no país tem um custo bastante elevado. Por isso mesmo, a preocupação é natural. No entanto, você pode preparar seu imóvel para esse futuro que já está fazendo parte da rotina de alguns brasileiros.

Ao investir em tornar seu imóvel autossuficiente, produzindo energia solar, é possível ter uma propriedade confortável, sem se preocupar com a conta de luz.

De modo que, você possa ter um carro híbrido ou elétrico daqui alguns anos, que será recarregado em sua casa sem causar qualquer tipo de prejuízo financeiro.

O que tornará a sua casa livre de contas de luz com valores exorbitantes e seu carro independente de pontos de carregamento que estarão disseminados pelas cidades.

Quer saber mais sobre a independência de sua casa? Conheça a MS Energia Solar e entenda o que nossa equipe pode fazer por seu imóvel.

Institucional