Já se perguntou como é feita a produção de um painel solar? Esse é o tipo de tecnologia que está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas, o que ocasiona várias curiosidades sobre o seu funcionamento.
Energia solar não se resume ao painel solar
Mesmo sendo um sistema cada vez mais popular no Brasil, o sistema fotovoltaico não se resume meramente ao painel solar.
Na realidade, existem muitos outros componentes como o inversor, que são necessários para que o sistema solar funcione de maneira adequada.
O painel solar é o componente mais conhecido nesse sistema, justamente por ser aquele que fica visível aos olhos. Entretanto, ele não é o único responsável por todo o processo de captação da energia solar e transformação em energia elétrica.
Por isso mesmo, o sistema sempre deve ser instalado por profissionais capacitados e que usem as melhores técnicas de instalação. De modo que, nenhuma garantia seja perdida por erros nesse processo.
Além disso, a correta instalação de seu sistema é responsável por garantir a eficiência necessária na produção de energia elétrica para o imóvel.
Produção de painel solar: entenda como é feito
O painel solar é constituído por uma série de etapas minuciosas, com o objetivo de que ele tenha a máxima eficiência na produção de energia.
A produção de um painel solar fotovoltaico se inicia com a limpeza do vidro e interconexão das células fotovoltaicas.
Essa é uma etapa muito importante para garantir a uniformidade do painel. O ideal nesse processo é que ocorra uma osmose reversa com maquinário específico, para garantir a eficiência.
Em seguida, as células são interconectadas, formando strings que são soldados para criar um painel único, com o tamanho de acordo com o desejado.
Posteriormente, ocorre a etapa de verificação dos pontos de solda, para evitar falhas. Uma vez aprovado, as strings passam por um alinhamento das células e correção de possíveis falhas.
Após essa etapa, é posicionado um polímero na parte de trás do módulo fotovoltaico, que posteriormente passará por uma laminação, para proteger as células fotovoltaicas.
Em seguida, ocorre o corte da rebarba e a junção para formar um painel. Que posteriormente receberá uma moldura de alumínio e passará por testes e inspeção, para que após a aprovação o painel possa ser vendido.
Os componentes usados na produção de painel solar
É importante ressaltar que existem algumas diferenças entre os tipos de componentes que são usados na produção de um painel solar.
A principal diferença no mercado, atualmente, é o tipo de silício usado na confecção de seu painel, que pode ser monocristalino ou policristalino.
Essa diferença impacta diretamente no preço dos painéis solares. Uma vez que, existe uma diferença na capacidade de produção de energia por parte de cada tipo de silício.
Portanto, é importante escolher o tipo de painel adequado para a sua necessidade, identificando qual modelo se encaixa melhor em seu orçamento.
Em alguns casos, é indicado o painel monocristalino por existir pouco espaço de telhado para a instalação de um número mais elevado de painéis. Dessa forma, é possível aproveitar o espaço e garantir a eficiência energética, por ser um painel que tem maior capacidade de produção.
De modo geral, o ideal é consultar uma equipe de bons profissionais para que seja possível traçar o melhor projeto para seu imóvel. Garantindo assim, um orçamento justo que caiba em seu planejamento financeiro.
Painéis solares precisam de instalação adequada
Todo o sistema solar só é eficiente quando bem instalado. Tendo em vista que, não só a qualidade do produto interfere na capacidade de produção de energia.
É preciso que os painéis sejam colocados em posição adequada, visando otimizar ao máximo a produção de energia graças à boa captação de luz solar.
Quando o assunto é contar com uma boa equipe para fazer a instalação de um sistema solar em seu imóvel, conte com a MS Energia.
Com equipe de profissionais capacitados, a MS Energia oferece as melhores soluções para seu imóvel. Dessa forma, fica mais fácil conquistar a produção própria de energia, usando todo o potencial da energia solar.