A sustentabilidade do planeta tem sido uma pauta amplamente discutida ao longo dos últimos anos. E quem se preocupa com a diminuição da emissão de CO2 tem alertado sobre a importância do uso de energia solar e outras fontes de energia limpa.
A emissão em grande escala de CO2 é um efeito indesejado do avanço das cidades. Afinal, se andamos de carro, ônibus ou acendemos uma lâmpada em casa usando energia originária de combustíveis fósseis, estamos emitindo CO2.
Até mesmo a respiração do ser humano é responsável por emitir CO2. E esse gás está envolvido no efeito estufa, que acelera o aquecimento global e prejudica a saúde do planeta.
Uma das formas de diminuir o impacto para o meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2 é utilizando fontes de energia limpas.
Como o caso da utilização de energia solar, que é limpa, inesgotável e renovável, contribuindo para que o meio ambiente seja o principal beneficiado.
Energia solar e sustentabilidade
A energia solar é positiva não só para quem usufrui da instalação feita em sua propriedade, como também é interessante para o planeta. Uma vez que diminui a emissão de poluentes e é uma instalação com longa vida útil.
Em média, as placas solares atuam durante 25 a 30 anos. Além disso, são produzidas e instaladas de forma consciente, sempre visando diminuir ao máximo o impacto ambiental.
Portanto, a utilização de energia solar que é inesgotável, limpa e renovável se torna de grande auxílio para reduzir a emissão de CO2, contribuindo para um planeta mais saudável e sustentável.
É um setor que está crescendo
A boa notícia para o planeta é que o setor de energia solar está crescendo. E isso incentiva várias pessoas a substituir sua energia tradicional pelo uso da energia limpa.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), houve um salto de 161% na quantidade de sistemas instalados em 2019, quando comparado com o ano anterior.
E isso é positivo não só por fatores ecológicos, como também por fatores financeiros. Uma vez que, com a expansão desse mercado, o custo de instalação de um sistema fotovoltaico tende a ser reduzido.
Tendo em vista que mais empresas estão concorrendo nesse mercado e que a própria produção de placas em maior escala acaba reduzindo o preço do produto final.
E isso é benéfico para todos os envolvidos, tanto os profissionais que conquistam empregos bem remunerados, quanto para os clientes que passam a ter acesso a essa tecnologia com um custo mais baixo.
E isso contribui para que mais pessoas deixem de usar a energia tradicional e poluente, realizando a substituição para a energia limpa.
O principal beneficiário dessa mudança no cenário de energia é sem dúvidas o planeta. Uma vez que a energia limpa permite a expansão das cidades sem contribuir para o efeito estufa. Tornando o planeta mais sustentável.
O Brasil é uma grande potência para geração de energia solar
O Brasil tem uma posição geográfica muito privilegiada, o que contribui para que o país possa se tornar um grande líder no setor de produção de energia solar, tendo em vista que o país tem dimensões continentais e é favorecido por ter incidência de sol o ano inteiro.
Com a instalação de mais placas solares nos imóveis residenciais e comerciais do país, é possível gerar energia suficiente para zerar a emissão de CO2 proveniente do setor energético do país.
E essa realidade não está tão distante. Com a expansão do setor e incentivos governamentais, cada vez mais empresas estão aderindo à energia solar para reduzir custos e cuidar do planeta.
O processo de produção de energia solar não emite gases poluentes em nenhuma de suas fases. Portanto, é uma energia que é capaz de suprir as necessidades do país e garantir mais sustentabilidade.
Afinal, estima-se que nos próximos 25 anos a utilização de energia solar será capaz de impedir que mais de 100 toneladas de CO2 sejam emitidas para a atmosfera. Portanto, é perceptível como a utilização atual de energia solar já impacta positivamente no planeta.
E quem ainda está em busca de realizar sua instalação e começar a usufruir dessa energia, precisa conhecer a MS Energia Solar, que atua com responsabilidade no seu projeto de ter um imóvel autônomo e mais sustentável.