13/01

Energia solar em estádios: conheça os 5 que utilizam no Brasil

Os estádios que possuem o sistema de energia solar, economizam anualmente uma quantia elevada de dinheiro na conta de energia elétrica. Uma vez que, toda a estrutura de um estádio em funcionamento tende a ocasionar contas de energia em valores milionários.
 

Estádios com energia solar: economia e responsabilidade social

 
Ao contrário daquilo que se imagina, os estádios não usam apenas os refletores para iluminar o campo!

Na realidade, toda a estrutura de um estádio acaba consumindo muita energia elétrica, afinal, é preciso iluminar banheiros, lanchonetes, estacionamento, vestiários e outros ambientes.

A manutenção do campo de futebol, por exemplo, é realizada com o uso de um sistema de irrigação. Que por sua vez, consome energia elétrica frequentemente.

Tudo isso faz com que valores milionários sejam gastos anualmente com as contas de energia de um estádio. Custo que poderia ser economizado com a instalação de um sistema para uso de energia solar.

Diminuindo não só o custo operacional do estádio, como também o impacto ambiental desse consumo de energia. Por esses fatores, alguns estádios brasileiros já adotam o uso de energia solar. Confira quais são eles!
 

1.  Estádio do Maracanã

 
Localizado no Rio de Janeiro, o Maracanã é um dos templos do futebol mundial. Atualmente, o estádio é um dos maiores geradores de energia solar em estádios brasileiros, gerando 500 MWh de energia por ano.

Essa geração equivale ao consumo de, em média, 240 residências. Por ser uma energia limpa, um total de 2.560 toneladas de gás carbônico deixa de ser lançado para a atmosfera.
 

2.  Mineirão

 
Com arquitetura que chama a atenção, o estádio foi inteiramente reformado para a Copa de 2014.

Após a reforma, o Mineirão passou a ter capacidade de gerar 1.800 MWh de energia ao ano. O estádio foi inteiramente pensado para ser mais sustentável, ele também armazena água da chuva para uso interno.
 

3.  Arena Pernambuco

 
Erguido para a Copa de 2014, o estádio conta com capacidade de gerar 1.500 MWh de energia por ano. Tudo que não é aproveitado na usina de energia solar construída junto ao estádio, é injetado na rede de distribuição.

Devido ao fato de só haver um consumo de 30% da capacidade produtiva de energia do estádio, cerca de 6 mil pessoas são beneficiadas pela energia produzida pelo estádio.

Que é injetada na rede de distribuição e usada pela população da cidade. Portanto, a construção inteligente beneficiou a todos, não só os fãs de futebol.
 

4.  Pituaçu

 
O estádio localizado em Salvador, foi o primeiro da América Latina a usar energia solar, no ano de 2012.

Mesmo não tendo sido um campo usado na Copa, o estádio recebeu placas que geram 630 MWh de energia por ano. Uma produção capaz de gerar a economia de R$161 mil por ano em energia elétrica.
 

5.  Arena Fonte Nova

 
Também em Salvador, o estádio foi reestruturado para a Copa de 2014, recebendo as placas solares durante a reforma.

Atualmente, o sistema é capaz de gerar 750 MWh por ano, o que seria capaz de abastecer 625 residências. Outro cuidado que o estádio teve com o meio ambiente, é captar água da chuva para reuso.

A captação de água gera uma economia de 70% no consumo de água da rede de distribuição, quando no período de chuvas e de 20% quando é período de seca.

Sendo um estádio que foi inteiramente pensado para diminuir seu impacto ambiental. O que é benéfico para toda a sociedade.
 

Estádios com energia solar: grandes dimensões das obras

 
Um aspecto interessante a ser observado, é que a estrutura dos estádios por si só é benéfica para o uso de energia solar.

Tendo em vista a estrutura dessas construções, que são naturalmente de grande dimensão, ocasionando uma grande área livre para a instalação de placas solares.

O que torna viável a produção de energia solar em grande escala, sendo suficiente para suprir as demandas de energia elétrica de todo o estádio e em alguns casos, produzir energia limpa para a cidade.

A energia solar é um investimento inteligente para todos os tipos de construções, independentemente de seu porte.

E quando o assunto é energia solar, conheça a equipe de especialistas da MS Energia Solar e identifique como fazer a instalação em seu projeto.

Institucional