17/03

Instalador Fotovoltaico: Saiba Mais Sobre a Profissão

O setor de energia solar está se expandindo no Brasil e por isso, estar atento às profissões da área é uma boa forma de conseguir um emprego.

Com a expansão do setor é normal que abram muitas vagas para instalador fotovoltaico, saiba mais sobre a profissão agora mesmo! Assim, você poderá se preparar e ocupar uma das vagas.

Se você quer aproveitar a expansão do setor de energia limpa e se tornar um instalador fotovoltaico, precisa conhecer a profissão.

Saber exatamente como se capacitar é um dos passos mais importantes para concorrer a uma das vagas de instalador. Continue lendo e confira agora mesmo quais são os conhecimentos e habilidades necessários a esse profissional.

 

Medo de altura? Não dá!

 

O instalador de placas solares necessita ser uma pessoa livre de medo de altura. Se você sofre só de pensar em subir no telhado de uma casa, descarte essa profissão!

Pode parecer uma grande bobagem, mas quem de fato sofre com o pânico de altura pode se capacitar, mas não conseguirá realizar a instalação.

Afinal, para instalar placas fotovoltaicas em geral é usado o telhado do imóvel. E por isso, o profissional precisa subir nessa altura para que possa realizar seu trabalho.

Quem tem pânico de altura pode aproveitar os conhecimentos técnicos que já possui e atuar na elaboração de projetos de energia solar ou em outra área mais burocrática. De modo que não seja preciso subir nos telhados de imóveis para executar a sua função.

 

Quais as responsabilidades do instalador?

 

O profissional que atua como instalador fotovoltaico tem como responsabilidade executar o projeto de instalação.

Esse projeto é criado pelo engenheiro elétrico responsável e executado pelo instalador respeitando a regulamentação NR10 e NR35.

O respeito à regulamentação garante a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam com instalação elétrica em áreas altas.

 

Conhecimentos elétricos

 

Um bom instalador fotovoltaico precisa ter conhecimento sobre sistemas elétricos. Afinal, o profissional irá montar todo o projeto do engenheiro e executar as ligações necessárias para que o sistema funcione.

Por isso mesmo, o instalador fotovoltaico precisará ligar os equipamentos em corrente contínua e corrente alternadas, fazer o aterramento e instalar equipamentos de segurança.

Além de instalar todos os equipamentos, o profissional também é responsável por realizar o teste de funcionamento.

Visando averiguar se tudo está funcionando como o esperado e caso não esteja, identificar qual seria o problema e solucionar.

 

Dominar o uso de ferramentas

 

O instalador fotovoltaico experiente domina o uso de ferramentas básicas, como alicates, chaves de fenda e outros itens que são comuns no dia a dia de trabalho.

Além disso, é um profissional que reconhece a importância do uso de equipamentos de segurança pessoal como capacetes, botas, luvas, óculos e cinto de segurança.

Tendo em vista que tudo isso precisa ser usado para que a instalação possa ser feita em qualquer imóvel, para que, assim, subir no telhado da propriedade se torne mais seguro.

Afinal, evitar acidentes é um dos cuidados que o instalador fotovoltaico deve ter. Portanto, é preciso ser um profissional atento e cuidadoso.

Sempre considerando que por mais experiente que se possa ser, cada imóvel tem suas características e riscos. E uma queda do telhado sempre é arriscada, mesmo quando se usa corretamente todos os itens de segurança.

O ideal é sempre estar equipado e atencioso sobre onde pisa e em especial, ter atenção no momento de içar as placas, que por causa do peso pode ocasionar desequilíbrios e consequentemente quedas.

 

Formação

 

Mesmo os profissionais que atuam como eletricistas precisam fazer um curso específico na área de tecnologias fotovoltaicas para se capacitar e atuar como instalador.

Além disso, quem deseja realmente se destacar na profissão pode fazer um curso de segurança no trabalho, o que contribui para que você possa atuar como instalador autônomo.

E se você está procurando uma equipe de profissionais para se inspirar ou para instalar um projeto fotovoltaico em seu imóvel, conheça a MS Energia Solar.

Categorias

WhatsApp chat