A energia solar fotovoltaica tem se popularizado bastante nos últimos anos e o número de pessoas, em todo o mundo, que buscam essa alternativa de energia só aumenta cada vez mais.
Só aqui no Brasil, mais de 7 mil sistemas fotovoltaicos já foram instalados, o que mostra que há uma tendência importante no país.
A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da energia emitida pela luz solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Apesar de cada vez mais conhecimento sobre esse tipo de energia ser disseminado, ainda há muitas dúvidas que surgem. O surgimento de ideias e teorias errôneas que não condizem com a realidade da energia solar são muitas.
Pensando nisso, trouxe aqui para você nesse artigo alguns mitos e verdades da energia fotovoltaica que são mais comumente disseminadas.
Acompanhe até o final e saiba tudo sobre o assunto!
Mitos da energia fotovoltaica
1- O custo para ter energia solar é muito alta
Até pouco tempo atrás esse mito era verdade, mas hoje a realidade é bem diferente. Os constantes avanços da indústria e da tecnologia dos painéis solares tornou o preço dessa energia mais baixa. O único empecilho pode ser a questão do investimento inicial para adquirir e implantar o sistema, mas a médio e longo prazo o custo é baixo e a economia é alta.
2- Manter o sistema de energia fotovoltaica é muito caro
Esse é outro mito muito comum sobre a energia fotovoltaica relacionado às questões financeiras. A manutenção do sistema fotovoltaico não é cara, principalmente por não ser exigida constantemente. A exigência maior da manutenção é em períodos de pouca chuva e de tempo mais seco, mas mesmo assim o preço não é alto, visto que todo o sistema é simples e composto de poucos itens. Além disso, como o sistema fotovoltaico deve ser resistente às condições climáticas adversas, como fortes ventanias e chuvas de granizos, torna-se menos necessária a manutenção constante por quebras e desmontagens.
3- O sistema fotovoltaico é capaz de produzir energia sozinho
Apesar de a energia solar ser captada diretamente pelos painéis e transformada em energia elétrica, ela ainda não está adequada para ser usada. Para que a energia elétrica em forma de corrente continua (que é a maneira como ela é armazenada primariamente) seja convertida em corrente alternada é preciso utilizar um inversor de frequência. Após essa conversão, portanto, a energia elétrica produzida através da energia solar estará pronta para ser utilizada.
4- Em locais mais quentes há mais geração de energia solar
Há ainda muita confusão entre geração de energia por irradiação solar e aquecimento solar e que, portanto, gera esse tipo de mito.A energia solar fotovoltaica é produzida através da energia irradiada pela luz solar e não pelo calor. Dessa forma, em lugares onde há bastante luz solar é que há uma maior produção de energia desse tipo. Nem sempre existe uma relação entre alta irradiação de luz solar e altas temperaturas (altas ondas de calor), apesar de ser bastante comum. Estudos já mostraram que em locais com maior exposição solar e temperaturas mais brandas há uma melhor captação de energia solar pelos painéis solares.
Verdades da energia fotovoltaica
1- Energia solar deixa a conta de luz mais barata e agrega valor ao imóvel
Dependendo das condições do imóvel onde será instalado o sistema de energia fotovoltaica (e da rede de energia elétrica do local), a energia solar pode deixar sua conta de luz bem mais barata. Além disso, a instalação de painéis solares em imóveis agrega valor ao seu preço total. Pesquisas já demonstraram que os compradores estão dispostos a pagar bem mais por um imóvel que possui um sistema de energia fotovoltaica. Sendo assim, o uso dessa energia não só gera lucro na conta do final do mês, mas também no valor que você receberá se resolver vender seu imóvel.
2- As placas do sistema fotovoltaico têm longa duração
Essa é uma verdade da energia solar fotovoltaica que muitos acreditam que seja mito!As placas de captação da energia solar são feitas para terem duração, em sua maioria, de 25 anos, com pouca perda de capacidade de funcionamento ao longo do tempo. É preciso, porém, ficar de olho no fornecedor do material e nas garantias oferecidas por ele. Esse longo tempo de duração das placas de energia solar compensam o investimento e é responsável pela economia a longo prazo. Isso porque o tempo para o retorno financeiro pelo investimento feito no sistema de energia fotovoltaica é de 5 anos, enquanto a duração do equipamento é 5 vezes esse tempo. Ou seja, durante 20 ou mais anos você irá consumir energia solar com nenhum custo.
3- Em dias nublados ou chuvosos também é produzida energia solar
Essa é mais uma verdade sobre a energia fotovoltaica que tem status de mito, mesmo com todo o conhecimento sobre o assunto que é disseminado. Como você viu anteriormente no texto, a energia solar é gerada por meio da luz e não por meio do calor. Sendo assim, mesmo em dias nublados ou chuvosos com claridade, mesmo com menor irradiação de luz solar, ainda existirá geração de energia. Como você viu, ainda são muitos os mitos e verdades da energia fotovoltaica, necessitando que muita coisa ainda seja desmistificada. A partir do momento que as pessoas começam a entender melhor como funciona esse tipo de energia, e os mitos caem, mais elas irão aderir a essa fonte sustentável.