O sistema de energia fotovoltaica é uma maneira sustentável e barata de obter energia solar, uma das melhores fontes alternativas, renováveis e limpas que existem.
Aqui no Brasil, por conta de sua posição geográfica, a incidência de luz solar é muito alta, o que faz o país ser um dos principais geradores desse tipo de energia.
Sendo assim, torna-se muito atraente tanto para consumidores individuais quanto para empresas adquirirem o sistema fotovoltaico para produzir sua própria energia.
Apesar do aumento da compra e uso desses sistemas, ainda há muita dúvida sobre como eles são montados e como funcionam.
Pensando nisso, trouxemos aqui nesse artigo quais equipamentos são necessários para montar um sistema de energia.
Você irá conhecer os principais equipamentos e o papel de cada um deles dentro do sistema.
Acompanhe até o final para saber tudo sobre o assunto!
O sistema de energia fotovoltaica
O sistema de energia fotovoltaica é um sistema composto por um conjunto de componentes para gerar energia elétrica através da luz solar.
Os kits de geradores de energia visam captar a energia produzida pela incidência da luz solar e convertê-la em eletricidade.
Assim, a energia elétrica produzida pode ser utilizada nas residências ou empresas, reduzindo a conta de energia/luz desses locais.
Veja agora quais são os principais equipamentos que compõem o sistema de energia fotovoltaica.
Painéis solares do sistema
Os painéis solares são os componentes responsáveis pela captação e conversão da energia solar em energia elétrica.
A conversão ocorre por conta das células fotovoltaicas (partes menores dos painéis solares) que possuem elétrons, os quais quando são atingidos pela luz solar gera eletricidade por movimentação.
Assim, os painéis são onde todo o processo se inicia e os equipamentos mais importantes, por isso uma manutenção mínima é necessária para não atrapalhar o seu funcionamento.
A manutenção dos painéis, por sorte, visa apenas a limpeza deles para assegurar que a correta incidência solar ocorra nas células fotovoltaicas.
Os painéis fotovoltaicos têm vida útil de 25 anos, podendo até durar mais a depender da manutenção feita quando necessária e da maneira correta.
A quantidade e o tamanho dos painéis solares a serem utilizados no sistema fotovoltaico dependerão do local e da área onde serão instalados bem como da demanda energética que o proprietário precisará.
Cabos ou cabeamento do sistema fotovoltaico
Os cabos são as fiações que fazem as interligações entre os outros componentes do sistema fotovoltaico.
É a partir dos cabos que o fluxo de energia entre os equipamentos é promovido, portanto sem eles não existe conexão.
A escolha do tipo de cabeamento a ser utilizado no sistema vai depender do tipo de material escolhido e da distância entre os componentes.
Os modelos de cabos utilizados dentro do sistema fotovoltaico são:
- Cabos de módulos ou fileiras: garantem proteção contra eventuais falhas e curtos circuitos que possam haver no sistema
- Cabos principais DC: eles ligam o gerador de energia ao inversor
- Cabos do ramal AC: esses cabos fazem a ligação do inversor com a rede receptora de energia
Conectores do sistema fotovoltaico
Os conectores são componentes do sistema fotovoltaico que servem para fazer ligações e extensões nos cabos.
Eles têm a função de ajudar a ligar os módulos ou painéis fotovoltaicos em paralelo ou em série, além de permitir a conexão com o inversor.
Os melhores conectores do mercado para sistemas fotovoltaicos.
Inversores do sistema fotovoltaico
A principal função dos inversores do sistema fotovoltaico é fazer a conversão da energia em corrente contínua para corrente alternada.
Essa energia em corrente contínua é produzida pelos painéis solares, após a incidência da luz do sol e da conversão da energia solar em elétrica.
Os inversores, então, convertem essa energia em corrente alternada, possibilitando o uso dela nas residências ou empresas.
O ajuste da tensão de acordo com a necessidade do local também é feito pelo próprio inversor, evitando problemas como sobrecargas de energia.
Se você quer conhecer os melhores inversores, clique aqui.
Controladores de cargas do sistema fotovoltaico
Esses componentes são responsáveis por proteger as baterias contra o aumento da intensidade de corrente, evitando sobrecarga do equipamento e redução da sua vida útil.
Os controladores de cargas, portanto, controlam os processos de carga e descarga constante das baterias.
Dessa forma, garantindo o correto funcionamento das baterias, eles garantem a maior eficiência no armazenamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico.
Baterias do sistema fotovoltaico
As baterias têm a importante função de fornecer energia para a residência ou empresa quando o sistema fotovoltaico não estiver produzindo energia solar e elétrica.
Isso acontece quando não há quase ou nenhuma incidência de luz solar, como nos dias chuvosos ou à noite.
Assim, não há risco do proprietário ficar sem energia elétrica nesses momentos específicos.
Entretanto, nem todos os sistemas fotovoltaicos precisam dessa fonte alternativa de energia.
Aqueles que são conectados à rede elétrica de energia não necessitam de bateria para armazenamento, pois a rede garante o aporte de eletricidade quando o sistema fotovoltaico não está produzindo.