24/03

Qual a vida útil dos painéis solares em empresas?

Energia limpa é fundamental para a sustentabilidade, mas saber qual é a vida útil do painel solar é indispensável para fazer um bom investimento. Por isso, essa é uma dúvida frequente de quem deseja fazer esse tipo de instalação. Nós iremos responder agora!
 

Painel solar: uma tecnologia para a redução de custos das empresas

 
Todo investimento feito por uma empresa, precisa considerar seu retorno. Afinal, empresas precisam de iniciativas que geram lucro ou redução de custos.

Ao investir em ter seus próprios painéis solares, a empresa estará adquirindo tecnologia para redução de custo na conta de energia. Além disso, a adesão ao uso de uma fonte de energia limpa faz com que a empresa seja bem vista pela sociedade.

Portanto, além de ser um investimento que se paga ao longo do tempo, o painel solar é também positivo para a imagem da empresa.
 

Qual é a vida útil do painel solar?

 
A garantia padrão dada aos painéis solares é de 25 anos funcionando com 80% do seu desempenho original.

Isso significa que, ao longo de 25 anos após a sua instalação ocorrer, o painel solar continuará funcionando e suprindo as necessidades de sua empresa.

Com o passar desse período de garantia, a placa solar pode continuar sendo usada. No entanto, a eficiência energética será reduzida com o avanço dos anos.

Esse é um processo natural que ocorre de deterioração do material, afinal, a placa ficou exposta ao tempo por um longo período.

A própria luz solar faz com que os painéis se degradem e percam a sua eficiência energética. Mas é importante destacar que isso não torna os painéis descartáveis.

Tendo em vista que, em média, um painel solar perde 3% de sua eficiência ao longo de seu primeiro ano de uso. E posteriormente, perde 0,7% de eficiência ao ano.

Isso significa que a deterioração é bastante lenta e sua empresa continuará se beneficiando da geração de energia elétrica ao longo de, no mínimo, 30 anos após a instalação das placas.
 

Quantos anos dura um painel solar em uma empresa?

 
Considerando a tecnologia de fabricação atual é possível assumir que um painel de boa qualidade irá durar 50 anos. No final da vida útil do painel solar com 50 anos, ele estará atuando com 60% da sua capacidade de produzir energia elétrica.
 

Considerando a vida útil do painel solar, esse é um bom investimento?

 
Após descobrir a vida útil do painel solar, ficou com dúvidas sobre o investimento em energia limpa para sua empresa?

É natural ter esse tipo de dúvida, por causa do custo de instalar esse tipo de tecnologia. Afinal, é um valor relativamente elevado.

Mas cabe salientar que, esse é um investimento que valoriza o prédio no qual a empresa está instalada. Além disso, é interessante para a imagem da empresa na sociedade.

Outro aspecto relevante é que, com o passar dos anos, a sua empresa continua tendo como benefício a redução no custo de energia.

Mesmo com a redução da capacidade de seu painel solar produzir energia, ele ainda estará atuando na redução de custo.

Uma vez que, a empresa continuará tendo parte da energia que usa, sendo produzida pelo painel.
 

O investimento inicial em painéis solares se paga

 
É importante destacar que, em média 5 anos após a instalação dos painéis solares, o custo inicial já foi pago.

Isso ocorre devido à redução significativa no custo de energia elétrica mensal. Uma vez que, um sistema bem elaborado reduz em até 95% os custos que a empresa tem ao mês com a conta de luz.

A redução não é total, por causa da necessidade de manter a empresa conectada à rede elétrica. Essa necessidade faz com que a empresa continue pagando alguns custos e tributos, que variam de acordo com a cidade.

Portanto, a redução de custo significativa e a longa vida útil dos painéis solares são dois fatores que combinados, fazem com que o investimento valha a pena.

Se a sua empresa está avaliando possibilidades ou se ainda existem dúvidas sobre esse investimento, converse com a equipe MS Energia! Tire suas dúvidas com nossos especialistas e faça seu orçamento.

Institucional