A energia solar se populariza cada vez mais ao redor do mundo, e faz com que muitas pessoas e empresas cogitem aderir à sua utilização.
Umas das principais dúvidas delas é sobre se esse investimento tem um retorno financeiro bom e atrativo, de forma que lhes faça adquirir o sistema fotovoltaico.
Para a grande maioria das pessoas e empresas, esse investimento é seguro e garante um bom retorno a curto e longo prazo.
Sendo assim, resolvi trazer aqui nesse artigo algumas vantagens financeiras que esse investimento traz para residências e empresas brasileiras.
Acompanhe o artigo até o final e veja qual o retorno financeiro de se investir em energia solar.
Energia solar: crescimento da sua utilização em todo o mundo
Em diversos países do mundo, o investimento no avanço das tecnologias para captação e utilização da energia solar aumenta a cada ano.
Aqui no Brasil, esse setor tem tido muito crescimento, mesmo estando atrasado em relação a outros países, e o território com alta incidência de luz solar é propício para o avanço da utilização desse tipo de energia.
O crescimento tanto se faz pelo aumento das usinas produtoras de energia solar, como também pela adesão de consumidores individuais e empresas a esse sistema de geração de energia.
O forte impacto ambiental e social que outras fontes energéticas, como as hidrelétricas e a exploração do petróleo, causam é um fator que conta muito no aumento da preferência pela energia solar.
Ela não traz prejuízos ao meio ambiente, não produz ruídos, não exige grandes construções, muito menos gera gases tóxicos que aumentam o aquecimento global.
Retorno financeiro do investimento em energia solar
Como você observou, o potencial de captação e produção de energia solar no Brasil é muito grande, além do seu baixo impacto ambiental e alta sustentabilidade.
Mesmo com esses bons pontos positivos, muitos consumidores individuais e empresas brasileiras ainda se apegam ao retorno financeiro que essa energia pode ou não gerar.
O retorno financeiro acontece, praticamente, da mesma maneira para projetos residências e empresariais, com apenas algumas diferenças.
Veja agora quais são as principais formas de obter retorno financeiro com o investimento em energia solar.
1- Vida útil do sistema fotovoltaico
Uma das principais vantagens financeiras, para residências e empresas, do investimento em energia solar é a vida útil do sistema fotovoltaico.
Por mais que o capital investido para compra ainda seja um pouco alto, esse valor se paga dentro de 5 a 8 anos, dependendo da quantidade de radiação solar e das taxas cobradas no Brasil.
Os sistemas fotovoltaicos, por outro lado, são extremamente duradouros e podem ter vida útil superior a 25 anos (com ainda 80% da sua capacidade de funcionamento).
Sendo assim, durante, no mínimo, 17 a 20 anos será possível obter energia solar de forma gratuita.
Quase duas décadas de lucro!
2- Redução da conta de energia + recebimento de créditos
Consequentemente ao aumento da energia solar obtida com o sistema fotovoltaico, a conta de energia elétrica é reduzida, em alguns casos, em até mais de 90% do seu valor.
Dessa forma, o retorno investido com o lucro obtido pela redução da conta de luz de residências e empresas é muito bom.
Além disso, quando o sistema fotovoltaico é instalado de forma a integrar o sistema elétrico da concessionária de energia, é possível obter crédito para ser compensado na próxima conta de luz.
Esse crédito é obtido através da energia solar gerada e não utilizada que é injetada na rede de distribuição.
Assim, quando seu sistema gera energia e você não utiliza, tem-se um bom retorno com o menor valor cobrado na conta de energia através dos créditos.
3- Valorização do imóvel com sistema implantado
Para o caso das residências (e até mesmo das empresas), a implementação do sistema fotovoltaico gera um retorno financeiro sobre o valor do imóvel.
Isso porque, segundo pesquisas, imóveis que possuem sistema de geração de energia solar são mais valorizados e os compradores aceitam pagar mais por eles.
O sistema é considerado uma melhoria na edificação, sendo um ativo de alto valor agregado, gerando valorização de até 6%, em média, no valor do imóvel.
Portanto, se você resolver vender sua casa, apartamento ou até mesmo o edifício da sua empresa, você obterá um bom retorno financeiro pela implantação do sistema fotovoltaico.
4- Atração de mais consumidores para a empresa
A implementação de um sistema de geração de energia solar em uma empresa ajuda a melhorar a imagem dela no mercado.
Isso porque, cada vez mais, os consumidores estão mais engajados em adquirirem produtos de empresas que sejam sustentáveis para o meio ambiente.
Assim, além de obter retorno financeiro com a vida útil do equipamento e redução a conta de energia, implantar o sistema fotovoltaico ainda auxilia a empresa a conquistar novos clientes.
Dessa forma, mais vendas serão feitas e mais lucro a empresa obterá ao final do mês, apenas pelo uso sustentável de energia solar.
Como você viu, a energia solar é um investimento que traz um bom e seguro retorno financeiro, tanto para residências quanto para empresas.
Se você possui um capital adequado para implementar esse sistema de energia, avalie bem o quanto você vai ganhar de volta com ele e não perca mais tempo.
Quer saber mais sobre energia solar?
Então entre em contato conosco e fique por dentro de tudo sobre essa importante energia renovável e sustentável.