22/09

Saiba mais sobre a energia solar no Brasil

A energia solar no Brasil está em franco crescimento, que tal aproveitar para saber mais sobre esse setor e investir em ter seu próprio sistema fotovoltaico?

O segmento de energia solar tem mostrado resultados animadores, gerando emprego e renda. Além de oferecer uma energia limpa e sustentável para diferentes tipos de imóveis.
 

Crescimento da energia solar no Brasil

 
A energia solar no Brasil se tornou uma alternativa para economizar com a conta de luz todos os meses. Tendo em vista que, infelizmente, o país tem contas de energia extremamente caras.

O que acaba pesando no orçamento de famílias e empresas. Por isso mesmo, o uso de energia solar no Brasil é um investimento que se paga e dá retorno rápido para quem opta por ter seu próprio sistema.

Ao perceber esses aspectos, muitas famílias começaram a organizar suas finanças para ter o próprio sistema fotovoltaico.

Contribuindo para que o país tivesse um salto em 2019 no que chamamos de geração distribuída. Que é justamente a geração de energia solar em imóveis residenciais.

Esse crescimento, fez o país atingir uma marca histórica na produção de energia limpa.

Entrando inclusive, para o ranking dos 20 principais países no mundo em produção de energia solar. Atualmente, o Brasil está na 16° posição do ranking.
 

O Brasil tem potencial para continuar crescendo?

 
Essa é uma dúvida muito comum quando se fala sobre energia solar no Brasil. A maioria das pessoas se questionam sobre a sustentabilidade do crescimento desse setor.

No entanto, o Brasil está entre os maiores países da América Latina, tendo grande território a ser explorado. Todos os telhados residenciais podem receber placas fotovoltaicas.

Além disso, os sistemas solares também podem ser instalados em terrenos que não estão sendo utilizados.

Portanto, existe muito espaço para que as placas continuem sendo instaladas e atualmente, já existe uma demanda crescente por parte dos consumidores.
 

Financiamentos e facilidades da energia solar no Brasil

 
Atualmente, o Governo brasileiro oferece diferentes canais de financiamentos que permitem aos interessados adquirirem seus sistemas fotovoltaicos com mais facilidade.

De modo que, o país se beneficia ao diversificar a matriz energética. E quem acessa o empréstimo também se beneficia tendo um sistema de qualidade para a geração de energia limpa.

Mesmo quem opta pelo empréstimo tem nesse tipo de sistema um bom retorno financeiro.

Justamente por poder economizar todos os meses na conta de luz, sem abrir mão da qualidade de vida ao poder utilizar todos os equipamentos que gosta em casa.

A facilidade de adquirir financiamentos com taxas de juros muito acessíveis, é um dos fatores que contribui para o crescimento do setor no país.

Garantindo que, ao longo dos próximos anos a energia solar se torne cada vez mais popular no país.
 

Redução de custo da energia solar no Brasil

 
Devido à demanda de mercado, o segmento da energia solar está cada vez mais competitivo. E isso é extremamente benéfico para o consumidor final.

Este passa a ter oportunidade de utilizar o sistema fotovoltaico com preços mais acessíveis, garantindo todos os benefícios de gerar sua própria energia.

Ao longo dos últimos 10 anos, a redução no custo de aquisição de um sistema fotovoltaico foi bastante significativa.

Portanto, essa redução é um outro aspecto que potencializou os resultados obtidos ao longo dos últimos anos.

Uma vez que, tornando os sistemas mais acessíveis, as famílias e empresas de pequeno porte finalmente conseguiram ter acesso a esse tipo de tecnologia.
 

Cenário positivo para a energia solar no Brasil

 
Segundo dados da ABSOLAR, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 1 gigawatt (GW) em projetos de fonte fotovoltaica conectados à matriz elétrica nacional.

Essa potência é suficiente para abastecer 500 mil residências no país, com energia renovável, limpa e sustentável.

Esse cenário do segmento é positivo para as famílias e empresas, que podem usufruir de energia limpa e mais barata.

Além de ser positivo para a economia. Uma vez que, o setor de energia solar está gerando emprego e renda a cada dia.

O segmento continuará crescendo no país ao longo dos próximos anos. O que acarreta benefícios para toda a sociedade e também, para o meio ambiente.

Afinal, ao utilizar energia limpa e renovável, a poluição ambiental tende a ser reduzida. Sendo este um aspecto muito importante e benéfico para a sociedade como um todo.

Institucional