07/01

Como está o alcance da energia fotovoltaica no Brasil?

O alcance da energia fotovoltaica no Brasil continua crescendo, mesmo em ano adverso por causa da pandemia! Dados de pesquisa revelam que, o setor continua sendo promissor e trazendo resultados positivos para a economia brasileira.
 

O alcance da energia fotovoltaica no Brasil anima o setor

 
Ao longo de 2020, várias adversidades se impuseram para diferentes setores da economia. No entanto, a instalação de sistemas de energia solar continuou crescente ao longo do ano.

De modo que, o setor pôde continuar gerando empregos e distribuindo renda, para aquecer a economia nacional, mesmo em período de crise.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em setembro de 2020 o Brasil ultrapassou a marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Graças ao fato de que, mesmo durante a pandemia o setor se manteve aquecido. Ao longo de 2019, foram instalados o total de 120.914 sistemas.

Enquanto em setembro de 2020, já eram contabilizadas 121 mil instalações de sistemas fotovoltaicos. Portanto, podemos destacar que a pandemia não parou o setor, que continuou crescendo em meio à crise.

O que contribuiu para animar os investidores que atuam no setor, além de ser positivo para toda a sociedade.

Afinal, com mais sistemas operando, a matriz energética do país se torna mais diversificada e isso reduz a emissão de poluentes para a atmosfera.
 

Um setor que cresce por ser um investimento promissor

 
Atualmente, muitos imóveis residenciais são geradores de sua própria energia. Inclusive, segundo pesquisa, o número de instalações residenciais lidera o crescimento do setor.

Tendo em vista que 72,3% das instalações de sistemas fotovoltaicos se deram em imóveis residenciais.

Portanto, esse dado revela que as famílias brasileiras estão cada vez mais interessadas nesse investimento. Uma vez que compreendem a importância de minimizar o impacto da poluição e o custo de vida, com um único investimento assertivo.

Ao optar por instalar um sistema fotovoltaico em casa, o morador reduz em até 95% seu gasto mensal com energia elétrica pelo período de 20 anos.

Com base nisso, é fácil explicar o aumento do interesse. Afinal, a energia elétrica é um custo variável e bastante elevado no orçamento familiar.

E justamente por ser um custo incontrolável, afinal, incidem bandeiras sobre o consumo de energia e é preciso consumir todos os meses, o investimento na própria produção é altamente atrativo.

Fazendo com que, a cada dia as famílias busquem mais informações e a segurança de ter seu próprio sistema fotovoltaico instalado em casa. De modo que, seja possível aproveitar ao máximo o conforto de seu lar, sem que isso pese na conta de luz.
 

Alcance da energia fotovoltaica no Brasil: ainda há o que crescer?

 
O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento no segmento da energia fotovoltaica.

O Nordeste do país, por exemplo, é a região que acumula mais dias ao longo do ano com incidência direta de raios solares. Portanto, é uma região com enorme capacidade de absorver esse tipo de sistema, trazendo benefícios para residências e empresas de todos os portes.

Todo o país é privilegiado por seu clima, permitindo a instalação de sistemas eficientes em absolutamente todas as regiões brasileiras. O que dá ao setor a possibilidade de crescer durante muitos anos, independentemente de crises econômicas.

Afinal, a própria pandemia mostrou que a crise não abala diretamente o crescimento da procura por esse tipo de sistema. Uma vez que, mesmo durante períodos de crise como ocorreu em 2015 e 2016, o setor continua com seu crescimento inabalado.
 

É um investimento inteligente e coerente

 
Mesmo em períodos de crise, investir nesse tipo de tecnologia gera economia ao longo prazo. O que faz com que, cada dia mais, os brasileiros busquem a energia solar como alternativa.

Portanto, o setor tem como crescer ao longo dos próximos anos, aumentando a diversificação da matriz energética brasileira.

Garantindo que o país seja menos poluente e que, mais imóveis sejam independentes na produção de energia.

O que fará com que, ao longo dos próximos anos o alcance da energia fotovoltaica no Brasil cresça exponencialmente. Colocando o país em destaque por sua capacidade de produzir energia limpa e de baixo custo.

Se o seu sonho é começar a fazer parte desse movimento, passando a ter seu próprio sistema fotovoltaico, conheça a MS Energia e o que nossa equipe pode fazer por seu imóvel!

Institucional