28/04

Como aumentar o lucro efetivo em minha propriedade rural?

Você busca alternativas para conseguir aumentar o lucro efetivo na sua propriedade rural? Sabia que o uso de energia limpa e renovável é um dos meios para ampliar o seu faturamento?

A energia solar tem sido um dos principais meios para a redução de custos nas propriedades rurais. E, atualmente, no Brasil, essa energia é responsável por aproximadamente 1,4% da matriz energética no país, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

 

Aumentar o lucro efetivo da propriedade rural por meio da energia solar

 

Conforme a geração de energia solar avança, cada vez mais temos visto proprietários rurais adotando o uso desse sistema no Brasil e, com isso, conseguindo o mesmo que países como os Estados Unidos: redução na conta de energia e ampliação dos lucros efetivos por meio de investimento.

Uma das boas notícias é que o Brasil possui uma maior capacidade para gerar energia solar (energia fotovoltaica) do que outros países e regiões, tais como a Europa, por exemplo.

O Brasil conta com uma enorme incidência de radiação solar, especialmente nas regiões norte e nordeste. E isso é ótimo, já que os painéis solares tem essa como sua matéria-prima para a geração de energia.

No Brasil há tanta abundância de sol que até mesmo as regiões onde sua incidência é baixa, ou nos dias em que o sol seja pouco, essa incidência acaba sendo igual ou maior em países com um dia de sol perfeito.

Assim, essa é uma energia que tem se mostrado bastante viável para residências, empresas e também para as propriedades rurais brasileiras.

No campo, problemas como a seca, apagões e também os custos elevados na conta de energia elétrica tornam a energia fotovoltaica cada vez mais atrativa para os produtores rurais.

As fazendas, por exemplo, necessitam de uma grande quantidade de energia, o que encareceria a conta, mas com o uso da energia solar é possível diminuir esses custos. Sem contar que em locais remotos, onde a energia elétrica convencional não chega, a energia solar pode chegar.

Um exemplo disso é o uso desse sistema na zona rural de Tocantins, onde produtores rurais conseguiram reduzir custos na conta de energia e aumentar seus lucros.

É possível que a sua propriedade rural torne-se independente energeticamente com o uso desse sistema. Mas tudo isso dependerá da quantidade de painéis solares utilizados e se esse sistema é ligado a uma rede de energia própria.

 

Como funciona um sistema fotovoltaico?

 

Um sistema fotovoltaico funciona por meio da captação da luz solar através dos chamados painéis solares ou placas solares. Essa luz captada, então, gera uma corrente contínua que vai até um outro componente que faz parte do sistema: o inversor solar.

O inversor solar é quem converte a energia solar em energia que possa ser usada em aparelhos que usem energia elétrica.

Então, a energia produzida vai para a sua rede de energia elétrica e o que sobrar (se for produzida energia a mais) vai para a companhia, gerando créditos para sua conta de luz. Desse modo, o valor na sua conta de luz cairá bastante. É possível economizar até cerca de 90% na conta de energia.

 

Onde essa energia pode ser usada?

 

Essa energia pode ser usada na sua propriedade:

– Em cercas elétricas;

– Refrigeração;

– Secagem, armazenagem e colheita de grãos de forma mecanizada;

– Bombeamento de água;

– Para irrigar plantações;

– Estufas;

– Iluminação na propriedade;

– Para ligar eletrodomésticos e eletrônicos;

– Entre outros.

Além da diminuição dos custos e, assim, você conseguir ampliar os lucros efetivos através do investimento deste valor economizado, usar energia solar também tornará seu negócio sustentável.

Cabe ainda dizer que os produtores rurais que quiserem investir num sistema fotovoltaico contam com linhas de financiamento fornecidas por instituições bancárias através de programas como PRONAF, INOVAGRO, INVEST AGRO, etc.

Se você tem interesse em saber mais sobre como implementar essa energia em sua propriedade, entre em contato agora com a MS Energia Solar.

Categorias