05/05

A presença das mulheres no mercado da energia solar

A mulher nunca teve tanto destaque no mercado de trabalho como agora. E no mercado da energia solar a presença delas vem crescendo também.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais vagas de emprego estão sendo preenchidas por elas. Ainda, segundo o Ministério do Trabalho, houve um crescimento de quase 50% na presença de mulheres nos postos de trabalhos formais nos últimos anos.

Mesmo que o mercado da energia solar (energia fotovoltaica) seja algo novo no Brasil, e ainda esteja dando seus primeiros passos, a presença das mulheres nele já é uma realidade e a expectativa é de que cresça cada vez mais.

E hoje aqui o nosso objetivo é falar sobre o mercado de energia solar em si e a relação entre ele e as mulheres, mostrando que esse mercado é aberto para qualquer pessoa que deseja crescer profissionalmente.

 

A energia solar e as oportunidades para as mulheres

 

Como dissemos, o mercado da energia solar é algo novo no país. Contudo, ele tem apresentado uma demanda crescente. E com essa demanda cresce também a necessidade de mais mão de obra especializada.

E a boa notícia é que as mulheres que decidiram empreender nesse setor não encontraram dificuldades. Assim, o mercado de energia solar tem sido importante na vida de mulheres empreendedoras.

 

Mais capacitação para mulheres atuarem no mercado de energia solar

 

Há instituições e até mesmo empresas investindo em capacitação para mulheres que desejam ingressar nesse mercado.

E a medida que essas mulheres adquirem mais conhecimento (com maior acesso à educação), a quantidade de mulheres que compõem a força de trabalho tende a aumentar.

Quanto mais profissionais capacitados houverem, mais longe a energia solar pode chegar no Brasil.

Assim, mais do que nunca a necessidade das mulheres nesse mercado é crescente. E desta forma, homens e mulheres poderão trabalhar lado a lado para construir um mercado sustentável e forte.

E por falar em mercado forte, ainda com as crises que assolam o país, como por exemplo a pandemia do COVID-19, o mercado de energia fotovoltaica consegue se manter. E mais e mais pessoas já tem se dado conta de que a energia solar se encontra num momento de expansão no Brasil.

 

Mais mulheres aderindo ao sistema fotovoltaico: decisão de compra

 

As mulheres não apenas estão envolvidas com o mercado de energia solar no tocante ao trabalho em si, mas também nas decisões de compra. Para se ter uma ideia, nos lares dos Estados Unidos as mulheres são responsáveis por 90% das instalações ou aquisição de painéis solares.

 

Conheça a MS Energia Solar

 

Quer implementar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa? Então conheça a MS Energia Solar?

Nossa empresa conta com anos de experiência e uma equipe de profissionais com expertise para realizar seu projeto com segurança e qualidade. Entre em contato com a gente.

Categorias