12/05

Como monitorar a produção de energia solar do meu sistema

Monitorar a produção de energia solar é um processo crucial para se conseguir acompanhar a eficiência do seu sistema.

Se você já tem um sistema de geração de energia solar instalado em sua empresa ou residência ou pretende fazer essa instalação, é fundamental saber como realizar esse monitoramento.

E hoje aqui nós iremos te contar mais sobre isso e as vantagens da realização desse procedimento.

 

Monitorar a produção de energia solar: entenda o processo

 

O monitoramento da produção de energia solar é um recurso que permite ao cliente acompanhar em tempo real o quanto o seu sistema fotovoltaico tem produzido e também fazer a análise de eficiência.

Esse acompanhamento pode ser feito de maneira remota, através do uso de aplicativos ou softwares específicos. Mas além de conseguir monitorar o desempenho do sistema, também é possível obter dados dos dispositivos e equipamentos que integram esse sistema.

Assim, você tem em mãos informações completas e detalhadas sobre o seu sistema de geração de energia solar.

Os sistemas que realizam esse procedimento variam de acordo com o fabricante, do modelo do mesmo, entre outras variáveis.

Mas quase todos eles conseguem realizar processos como: exibir dados sobre consumo, apresentar relatórios em forma de gráficos, apresentar dados de produção, históricos de geração de energia, exibir alertas, etc.

 

Entenda o funcionamento de um sistema de monitoramento de produção de energia solar

 

Basicamente, o monitoramento é realizado através de um equipamento que é instalado junto ao sistema fotovoltaico.

Esse equipamento coleta os dados do inversor e depois os envia para um banco de dados online. Ou seja, os dados ficam armazenados na nuvem e o cliente pode acessá-los por meio de dispositivos que tenham acesso à internet.

Com esses dados e a organização deles em informações, é gerado um gráfico mostrando o quanto o sistema fotovoltaico está gerando por dia e por mês.

Para acessar esses gráficos, históricos de geração do sistema e demais informações, o usuário conta com um aplicativo ou site disponibilizado pela empresa que fornece o equipamento de monitoramento. Assim, o cliente os acessa de qualquer lugar.

Por meio da plataforma você pode fazer o monitoramento de um ou mais sistemas fotovoltaicos. Tudo em tempo real de cada um deles.

 

Monitorar a produção de energia solar: quais as vantagens?

 

Dentre as vantagens de contar com um equipamento de monitoramento está que não se faz necessário sempre a visita de um técnico em caso de problemas.

Remotamente o técnico consegue identificar problemas e definir as ações a serem tomadas.

Assim, o cliente acompanha o desempenho do seu sistema em tempo real por meio de qualquer aparelho com acesso à internet (computador, celular ou tablet) e o responsável pela instalação pode fazer o acompanhamento e manter o bom funcionamento de todo o sistema.

Outra coisa para a qual esse monitoramento contribui é possibilitar a realização de ajustes que resultem em redução de custos.

Agora você entende como é importante realizar o monitoramento do sistema fotovoltaico a fim de obter mais eficiência. E para isso é importante contar com um sistema que ofereça qualidade e segurança.

 

A MS pode te ajudar

 

Mais do que nunca a energia solar tem ajudado empresas e residências a reduzirem custos.

E se você deseja implementar um sistema desses na sua empresa ou residência, entre em contato com a gente. A MS Energia Solar está sempre aqui para te ajudar a economizar e a inovar.

Categorias