11-02

Energia Renovável: Gerando Empregos

O crescimento do setor de energia renovável está impactando positivamente não só o meio ambiente, mas está gerando empregos e tem sido percebido como um setor que promete crescer ainda mais.

E com isso, o aquecimento na economia tende a ser um dos impactos positivos da energia renovável que tem se expandido no Brasil.

Cada vez mais pessoas estão aderindo ao uso de energia renovável como uma forma de diminuir o impacto ambiental causado pelo uso da energia de fontes não renováveis.

O crescimento do setor esbarra na necessidade de profissionais capacitados para atuarem com a energia renovável. De modo que possam se tornar instaladores, técnicos ou atuar em qualquer área da produção ou na instalação desses sistemas de energia.

Isso é positivo não só para o meio ambiente, como também para a economia, pois mais postos de emprego são gerados.

Enquanto a matriz energética do país se diversifica, a sociedade inteira se beneficia, por dois grandes fatores, pela diminuição da poluição no meio ambiente e pelo aumento dos postos de empregos à nível nacional.

 

Energia Solar: Seu Impacto Positivo na Economia

 

De acordo com dados recentemente divulgados pela ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – o Brasil atingiu a marca de 171 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

Isso significa um recorde para o país, que atualmente conta com mais de 12 mil empresas atuando no setor de energia solar, gerando aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos. O que é extremamente positivo para o país, uma vez que um setor em crescimento tende a gerar cada vez mais empregos e impactos positivos na sociedade.

Essa aceleração do crescimento do setor de energia renovável no país tende a ser mantida, até porque desde 2017 contamos com a presença da fabricante chinesa BYD, que possui fábrica de equipamentos fotovoltaicos em solo brasileiro.

Empolgada com o crescimento do setor e o otimismo do mercado local que é impulsionado pela queda dos custos dos componentes de produção das placas solares, a empresa pretende ampliar sua produção para o ano de 2020.

Essa novidade tende a gerar maior movimentação neste mercado, visto que a maior oferta de placas solares produzidas com qualidade tende a ser impulsionador para o setor.

Além do setor de energia solar, há também a expansão positiva do uso de energia eólica, a qual está mais presente no Nordeste brasileiro onde encontramos grande potencial de produção desse tipo de energia.

 

Necessidade de mão de obra qualificada

 

Para aproveitar o momento de crescimento do setor de energia renovável no país, é importante que os profissionais se qualifiquem.
Instaladores e profissionais que trabalham na área precisam de qualificação específica para o manuseio das placas.

Isso para que possam atuar nas vagas abertas ou se qualificar para as vagas que irão abrir futuramente. Tendo em vista que a perspectiva é de crescimento acelerado do setor durante 2020.

Não só expandido o setor de energia solar, como também os outros tipos de energia limpa que são produzidas no país graças ao seu potencial natural, como o caso citado, da energia eólica.

 

Responsabilidade socioambiental da energia renovável

 

Apesar da expansão acelerada do setor, está mantido seu crescimento consciente. Utilizando equipamentos e materiais que entregam qualidade ao consumidor, sem representar um avanço perigoso para o meio ambiente, o que é fundamental para que o mercado, de fato, se mantenha em expansão.

Toda a cadeia produtiva é pensada para que o crescimento do setor seja limpo. E dessa forma, não ocorra impactos ambientais negativos. Dessa forma, o setor cresce com responsabilidade socioambiental.

Em 2016 o setor gerava cerca de 3,4 milhões de empregos ao redor do mundo, sendo dois terços dos empregos do ramo pertencentes à China, que é uma das grandes produtoras de placas solares ao redor do mundo.

O aquecimento na economia não é somente mundial, esse movimento é sentido por aqui também, tendo em vista que o setor de energia solar é um dos maiores empregadores no segmento de energia renovável.

Fato é que a expansão do setor garantiu abertura de novos postos, com vagas de empregos distribuídas no planejamento de produção, instalação de equipamentos e profissionais formados em gestão ambiental e engenharia elétrica.

Obviamente esse aumento de vagas é muito bem-vindo ao Brasil, uma vez que o país se recupera de uma grave crise econômica, que resultou no fechamento de muitos postos de trabalho.

Com a expansão do setor de energia limpa, a economia tende a se aquecer novamente e o país diminuirá assim a emissão de gases poluentes pelo uso de energia tradicional.

Se você quer que seu imóvel faça parte desse cenário, contate a MS Energia para tornar seu imóvel autossuficiente.

Categorias

WhatsApp chat