04-02

O Impacto da Energia Solar na Economia Brasileira

A energia solar tem impactado positivamente a economia brasileira, não só sob o ponto de vista energético, mas também pelo aspecto de geração de empregos.

A produção de energia solar é muito positiva, não só pelo aspecto da geração de energia limpa, como também pelo aspecto de ser uma área relativamente nova no país e que está gerando investimentos e aumentando a demanda de profissionais capacitados.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil atingiu a marca de 171 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

Isso significa um total de R$ 10 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, espalhados em todo o território nacional.

Todo esse resultado se deu por causa de mais de 12 mil empresas de instalação que atuam no território nacional gerando mais de 60 mil empregos no setor de energia solar.

 

Energia Solar na Economia Brasileira: Positivo Financeiramente e Ecologicamente

 

Com os dados anteriormente citados, a energia solar é visivelmente positiva para a economia brasileira. Afinal, este é um setor que está em expansão, mesmo no período em que o país passou pela crise econômica e de desemprego.

Seguindo assim na contramão de outros setores que apresentaram resultados negativos e geraram desemprego.

Além disso, o crescimento desta área é fundamental para a diversificação da matriz energética do país.

Isso, tendo em vista que essa diversificação diminui o consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis e aumenta o consumo de energia limpa, inesgotável e renovável.

Só se pode compreender, portanto, como um impacto ambiental muito positivo, pois gera diminuição da contaminação ecológica que é produzida pelo uso de energia poluente em diversos imóveis.

 

Financiamentos Impulsionam a Expansão do Setor

 

Além de ser uma energia limpa e positiva para o meio ambiente, a instalação de placas fotovoltaicas também colaboram com o bolso de quem faz esse tipo de investimento. Já que o Brasil é um dos países no mundo com a conta de luz mais cara.

Esses são alguns dos motivos que têm feito muitas empresas e propriedades privadas em geral a buscar outras formas de diminuir o impacto da conta de luz no orçamento.

E a energia solar se apresenta como uma forma de proporcionar esse resultado. No entanto, o investimento inicial para a instalação do sistema acaba sendo uma barreira que precisa ser transposta. O que é possibilitado pelos financiamentos específicos para esse tipo de instalação.

Por ser de interesse governamental que essa diversificação da matriz energética ocorra, existem atualmente diferentes incentivos para que a energia solar cresça no país.

Um dos incentivos é o Programa do Ministério de Minas e Energia e da Caixa Econômica Federal que oferece linha de crédito para o pagamento da instalação ser parcelado em até 20 anos, se assim desejar.

A tendência é que o setor continue em pleno crescimento ao longo dos próximos anos. Aumentando a diversificação da matriz energética brasileira,

 

Valorização dos Imóveis

 

Outro ponto que a energia solar interfere positivamente na economia brasileira e que muitas vezes passa despercebido é a valorização dos imóveis.

Quando um imóvel é autossuficiente, ele tende a ter uma grande valorização no mercado. Já que as placas fotovoltaicas possuem durabilidade média de 25 anos.

Em muitos casos o proprietário não possui a intenção de ficar com o imóvel durante todo esse período, por isso é natural ter dúvidas com relação a instalação das placas.

No entanto, instalar a placa fotovoltaica para a produção de energia solar nunca irá ser um investimento perdido.

Mesmo que o proprietário não utilize o imóvel ao longo de todos esses anos, a propriedade terá um valor agregado, seja para a venda ou locação.

Isso se deve a instalação, a qual torna o imóvel mais cobiçado para atividades residenciais ou comerciais.

 

Como saber se é viável para o meu imóvel?

 

Se você tem um imóvel comercial ou residencial e se interessa por gerar sua própria energia, a MS Energia pode te ajudar.

É possível cotar um orçamento para tornar seu sonho realidade e seu imóvel ser autossuficiente. E assim eliminará de seu orçamento mensal o alto custo da conta de luz.

Afinal, com o imóvel autossuficiente é possível se organizar melhor e usufruir de energia limpa e econômica, sabendo que está fazendo bem para o país e para o mundo ao reduzir o impacto do uso de fontes energéticas tradicionais.

Categorias

WhatsApp chat