28-01

Cuidados com as Placas Solares

As placas solares são um investimento alto e duradouro, uma vez que possuem garantia média de 20 anos de funcionamento. Mas para ter toda essa durabilidade, é preciso adotar cuidados especiais. Confira alguns deles agora mesmo.

Ter uma rotina de cuidados com as placas solares é importante para manter a eficiência energética. No entanto, muitas pessoas desconhecem quais são os cuidados a serem tomados para manter suas placas em altíssima qualidade.

Se você quer aprender mais sobre cuidados com as placas solares, continue lendo para conferir o que fazer!

 

Cuidados com as Placas Solares: Saiba o Que Fazer

 

O mais essencial cuidado com a placa solar se dá em sua limpeza. Uma vez que essa limpeza periódica é fator que contribui para a eficiência da placa solar.

Quanto mais suja está a placa, menor será sua eficiência. E o principal fator para ficar de olho é a forma como limpar essas placas.

Ao contrário do que se imagina, não é preciso aplicar qualquer produto sobre as placas para que elas fiquem limpas. Na realidade, os produtos químicos podem danificar as placas.

Por isso mesmo, o ideal é sempre recorrer somente ao uso de água para remover poeira e excrementos de pássaros que podem estar sobre elas.

Quando é necessário remover uma sujeira que está mais entranhada, o ideal é usar uma escova ou pano suave embebido em água.

Sempre considerando que riscar seu painel solar faz com que sua eficiência seja diminuída. Por isso, coloque água de cima para baixo e procure sempre limpar com cuidado.

 

A Chuva é uma Aliada

 

Se você fica bravo quando chove e percebe que as placas não estão atuando em sua máxima performance, saiba que a chuva é uma aliada da limpeza.

O fato de a chuva cair sobre as placas produz uma limpeza natural do material. Evitando que a poeira se acumule e cause a perda de eficiência energética.

Por isso, não há motivos para odiar quando chove. Mesmo que a chuva diminua a eficiência da produção de energia para o imóvel, ela é uma aliada importante da limpeza das placas.

Evitando que seja necessário realizar essa limpeza manualmente por repetidas vezes ao longo do ano.

Aliás, não existe uma frequência ideal que seja necessária cumprir para ter bons resultados na limpeza de suas placas. Se na região em que elas estão instaladas ocorrem chuvas mensais que sejam capazes de limpar suas placas, provavelmente isso irá reduzir o trabalho manual.

No entanto, é sempre bom ficar de olho e perceber qual a melhor hora para realizar essa limpeza. Uma vez que sujeiras mais entranhadas podem não ser facilmente retiradas pela chuva.

E se você tem receio de fazer esse processo sozinho, não há problema! O ideal é contar com uma equipe especializada para realizar a manutenção. Por isso você sempre pode contar com a MS Energia para cuidar de seus equipamentos fotovoltaicos.

 

Produtos Para Evitar

 

Como já comentado anteriormente, os produtos abrasivos e químicos devem ser mantidos longe de suas placas solares.

Os painéis solares são muito sensíveis. Por isso, o ideal é sempre manter os produtos abrasivos bem distantes, visando evitar arranhões que reduzirão a efetividade do funcionamento de suas placas.

Além de serem ruins para o funcionamento da placa, os arranhões também podem piorar o acúmulo de sujeiras e poeiras a longo prazo.

Ocasionando ainda maior dificuldade na limpeza periódica. Portanto, o ideal é sempre recorrer ao uso de água e materiais bem macios para remoção das sujeiras mais difíceis.

A manutenção da placa solar pode ser feita sem auxílio profissional, no entanto, é melhor contar com especialistas na hora de limpar suas placas solares.

Caso prefira fazer por conta própria, não esqueça dessas dicas e tenha muito cuidado ao subir no telhado

Lembre-se que além de enxaguar abundantemente a placa com água, é importante secar o equipamento para evitar o acúmulo de calcário.

Esse acúmulo ocorre pelo fato de que toda a água acabou sendo evaporada e por isso não é indicado manter a substância dessa forma a longo prazo. Isso também pode ocasionar diminuição da efetividade de suas placas. Portanto, mais que meramente limpar, é preciso saber como limpar para manter as placas em seu pleno funcionamento.

Categorias

WhatsApp chat