A energia solar é uma fonte eficiente de geração de energia sem a emissão de poluentes. Nos dias atuais, no tocante à responsabilidade social, existe uma preocupação crescente quanto a proteger o meio ambiente.
Afinal de contas, as pessoas têm entendido que isso é essencial para garantir a subsistência dos seres humanos.
Grande parte dos recursos naturais não são inesgotáveis, especialmente a água. E isso tem relação com a energia hidrelétrica, gerada por meio do uso desse recurso.
Diante disso, a solução tem sido adotar hábitos e realizar atividades que tenham como objetivo a preservação do meio ambiente. E uma dessas alternativas tem sido o uso da energia solar (energia fotovoltaica) que, além disso, ainda confere na diminuição dos custos na conta de luz.
Como muitos devem saber, o sol, ao contrário de outros recursos naturais, é uma fonte inesgotável. Por isso é comum defini-lo como um “recurso natural renovável”. E a energia com base na captação da luz solar (energia fotovoltaica) tem sido usada em vários países, incluindo o Brasil, para gerar energia limpa e segura.
A energia solar e o meio ambiente
A energia fotovoltaica é uma forma de geração de energia sem que se esgote os recursos naturais. Afinal de contas o sol é uma fonte infinda. Para fazer a geração desse tipo de energia nenhum dano é causado ao meio ambiente.
As placas solares, responsáveis por captar a luz do sol e enviá-las ao inversor para transformar essa energia em energia que possa ser usada nas residências e empresas, não provocam nenhum dano e não emitem gases de efeito estufa (GEE) ou quaisquer outros poluentes ao meio ambiente.
Outro benefício aqui é o fato de que essa é uma energia gratuita, onde se terá apenas o custo com a instalação.
Outro ponto importante a ser levantado aqui é quanto aos danos a natureza que as usinas hidrelétricas podem causar. E dentre esses danos podemos citar o desmatamento, causando prejuízos tanto à flora quanto à fauna. Sem contar, claro, os custos operacionais elevados.
Assim, o que se pode concluir disso é que daqui a algum tempo as pessoas terão que recorrer a uma nova fonte para geração de energia. E não apenas porque determinados recursos ficarão escassos ou seus processos e substâncias utilizadas causam danos ao meio ambiente, mas também porque tem se tornado cada dia mais custosos.
Por isso que o interesse pela energia fotovoltaica tem crescido no Brasil e no mundo. Cabe dizer, no entanto, que nenhum tipo de energia está 100% livre de gerar impactos ambientais. No entanto, sem emissão de poluentes, essa energia limpa e renovável apresenta os menores impactos ambientais, se comparada às outras fontes de energia.
Alguns exemplos aqui que poderíamos usar para uma comparação seriam substâncias como o carvão usado na China e Estados Unidos para geração de energia. Se comparado à energia solar, os impactos ao meio ambiente desta última são bem menores.
Até mesmo a construção das usinas para geração de energia solar não geram efeitos negativos.
Agora você entendeu qual a diferença entre os impactos ambientais da energia convencional em comparação com a energia solar. Podendo constatar ainda que chegará um momento em que a energia solar será algo fortemente presente em residências e empresas brasileiras nos próximos anos devido a não emissão de poluentes e a economia.
Se deseja saber mais ou mesmo iniciar o seu projeto com segurança, entre em contato com a gente. Nós da MS Energia Solar estamos prontos para te ajudar a usufruir dessa energia limpa, sustentável e renovável.