O que é Geração Distribuída?

Está pesquisando sobre energia solar e quer entender um pouco mais sobre geração distribuída e se ela serve para o seu imóvel? Continue lendo que iremos esclarecer o que é geração distribuída e como ela funciona.

A geração distribuída é basicamente ter uma fonte geradora de energia conectada diretamente à uma rede de distribuição.

No entanto, existem diferentes tipos de geração distribuída. A energia fotovoltaica pode ser a fonte para a geração da energia conectada à rede.

 

Como Funciona a Geração Distribuída?

 

Ao instalar um sistema fotovoltaico em seu imóvel e conectar direto na rede, além de ser consumidor da rede seu imóvel passa a ser também um fornecedor.

O sistema é bem simples de entender! Seu imóvel irá produzir energia enquanto houver incidência de luz solar, mesmo nos dias nublados.

No entanto, as alterações climáticas podem ocasionar picos de produção, assim como quedas de produção.

Portanto, o imóvel continuará conectado na rede de distribuição de energia, de forma que ao ter um pico de produção que não foi usado pelo imóvel, essa energia excedente seja injetada na rede elétrica e distribuída para outros imóveis.

Assim como quando o imóvel está com produção baixa, ele utilizará a energia da rede elétrica para compensar as necessidades do imóvel.

 

A Geração Distribuída é Benéfica Para Todos

 

Por ter esse funcionamento bem simples, onde o imóvel injeta energia quando existe excedente e consome quando está em falta, o consumidor que produz sua própria energia sempre está em vantagem. Uma vez que a conta de luz nunca fica alta.

Ocorre que todo excedente injetado na rede gera um crédito, que o consumidor poderá utilizar para ter descontos na conta de luz quando precisar da rede elétrica para abastecer a propriedade.

Infelizmente, segundo as regras brasileiras o imóvel não pode vender essa produção excedente, apenas se beneficiando do crédito.

No entanto, o sistema é benéfico do ponto de vista de que o consumidor que produz sua própria energia nunca paga uma conta alta.

Tendo em vista que durante o dia o imóvel produz e pode gerar excedentes e durante o período da noite o imóvel depende da rede de distribuição sem que isso cause custos ao proprietário.

 

A Geração Distribuída Tende a Crescer

 

O sistema de geração distribuída tende a crescer no Brasil. O país possui um grande potencial para a geração de energia fotovoltaica, o que faz com que o setor siga aquecido.

Gerando cada vez mais interesse nos proprietários de imóveis que buscam uma melhor qualidade de vida a partir do investimento para produzir sua própria energia e se ver livre das altíssimas contas de luz.

Além de ser benéfico para o proprietário que economiza no longo prazo, a geração distribuída é boa para o desenvolvimento mais sustentável do país.

Que estará crescendo impulsionado pelo uso de uma energia limpa, inesgotável e que não causa grandes impactos para o meio ambiente.

Portanto, quanto mais proprietários investem em casas sustentáveis, melhor tende a ser a saúde do planeta.

E a geração distribuída tende a ser um incentivo ao proprietário que percebe que seu imóvel se torna autossuficiente e quando necessita de energia da rede de distribuição, não é necessário pagar por ela. Uma vez que o próprio imóvel já terá gerado um crédito.

Os investimentos em geração distribuída não são somente o foco do Brasil. O mundo inteiro aposta nessa forma de geração de energia para suprir as necessidades das grandes cidades.

 

A Geração Distribuída é Benéfica

 

No cenário brasileiro, a geração distribuída é uma forma de diversificar a matriz energética. Gerar empregos e tornar a produção de energia muito mais sustentável.

Afinal, a energia solar causa pouquíssimo impacto ambiental e contribui para a diminuição do uso de energia proveniente de fontes poluidoras.

Tornando o aproveitamento dos recursos melhor e a eficiência energética de empreendimentos maior. Uma vez que as empresas que investem em energia solar não precisam contar com a rede de distribuição e podem passar imunes a apagões.

Se você quer entender melhor como a energia limpa funciona e o que ela pode fazer por seu imóvel, entre em contato com a MS Energia.

Categorias

WhatsApp chat