26/05

Módulos fotovoltaicos de 500Wp chegarão ao Brasil em novembro

O uso da energia fotovoltaica no Brasil cresce ano após ano. Com isso, teremos um futuro com mais sustentabilidade e eficiência.

Para se ter uma ideia, dos investimentos feitos em energias renováveis, cerca de 50% foram voltados para a energia solar.

E novas tecnologias têm sido implementadas a fim de melhorar a eficiência energética. Como é o caso dos novos módulos fotovoltaicos de 500Wp fabricados pela Risen Energy e que chegarão ao Brasil neste ano.

A Risen é uma empresa premiada entre as maiores de módulos fotovoltaicos na China.

E a chegada desses módulos no Brasil confirma o avanço que o mercado brasileiro vem tendo no segmento de geração de energia solar.

 

Módulos fotovoltaicos de 500Wp no Brasil em 2020

 

Os painéis produzidos por essa empresa chinesa pioneira em energia solar contarão com 500 Wp (Watt-pico) de potência energética e terão wafer M12 de 210 mm e, ainda, tecnologias half-cell e mono perc.

Os módulos serão fabricados na fábrica Yiwu, na China.

Eles serão maiores do que os módulos tradicionais e, segundo Fernando Castro, diretor de vendas da Risen, estarão disponíveis para venda no Brasil a partir de novembro deste ano de 2020.

De acordo com a empresa, os wafers M12 de 210 mm são o começo da introdução dos módulos fotovoltaicos com potência acima de 600 Wp. Assim, o esperado é que painéis com 60 células fotovoltaicas consigam atingir uma potência de até 625 Wp.

No ano passado a empresa já havia divulgado essa novidade (numa conferência realizada na cidade de Ningbo) e havia a previsão de que os módulos estariam disponíveis no mercado em 2021. Mas felizmente isso foi adiantado.

Também, a Risen Energy ainda anunciou o lançamento de painéis solares half-cell de 440 Wp. Esses usando a tecnologia conhecida como HJT ou heterojunção.

Basicamente, essa tecnologia faz com que o módulo absorva maior faixa de energia por conta de mais uma camada presente para a conversão da luz solar em energia elétrica.

Mas esses módulos de 440 Wp serão comercializados apenas nos Estados Unidos e em países da Europa e conseguirão melhorar o custo de produção energética em cerca de 7%, se comparados aos tradicionais.

 

Especificações dos módulos fotovoltaicos de 500Wp da Risen Energy

 

A Risen conta com um laboratório fotovoltaico de nível nacional e os produtos fabricados por essa empresa passaram por diversas certificações internacionais e superaram as expectativas no sistema de gestão ambiental (ISO14001), tornando-se líderes na aprovação.

E os módulos fotovoltaicos de 500Wp fabricados por ela possuirão wafers M12 de 210mm mono cristalinos e que serão cortados em três células (o que é chamado de “triple cut cell design”).

Outra das características desse módulo é o barramento 9BB. Cada um desses módulos contará com 150 células. Assim, a eficiência dele será superior a 20,1%”, segundo relata o diretor Fernando Castro.

Serão duas famílias desses módulos fotovoltaicos de 500Wp distribuídos por aqui, sendo: os módulos normais RSM150-8-480-500M (com potência de 480W até 500W) e os módulos bifaciais RSM150-8-480-500 BMDG (contendo uma potência que varia de 480W até 500W). 

Quer saber mais sobre essa novidade do mercado de energia fotovoltaica? Entre em contato com a MS Energia Solar. 

Categorias